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Home office para advogados: o que é e como fazer?

18 mar, 2020

Arrisco a dizer que a advocacia brasileira nunca passou por uma situação como essa antes.

Os riscos de contaminação pelo Corona Vírus estão fazendo os Tribunais do país suspenderem suas atividades.

Os escritórios estão exigindo que seus advogados trabalhem em casa.

E não é mais possível realizar reuniões presenciais ou encontros com clientes.

Nesse cenário, muitos advogados não estão sabendo o que fazer ou como agir.

A maioria não possui experiência com o trabalho em casa.

Mas isso não deve ser motivo para desespero.

Afinal, eu trabalho em casa há muito tempo e sei do que estou falando.

Minha função aqui é desmistificar o home office e mostrar o quanto ele pode trazer sucesso ao advogado.

Com esse texto, você:

  • Aprenderá os principais benefícios do home office jurídico
  • Entenderá as dificuldades que podem ocorrer ao fazer home office
  • Saberá com o que poderá trabalhar durante o período da pandemia
  • Conhecerá o passo a passo para ter sucesso ao trabalhar em casa

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Antes de começar, recomendo assistir esse vídeo sobre quais ferramentas gratuitas usamos na prática na Legalcloud para trabalhar remotamente e porque escolhemos elas.

Por que fazer home office jurídico?

Home office para advogados

Fazer home office não é uma ideia que agrada muitos advogados.

Afinal, essa forma de trabalho pode ser um verdadeiro desafio para alguns.

As distrações e a falta do ambiente de trabalho são exemplos de algumas dificuldades.

O problema é que, devido ao COVID 19, trabalhar em casa deixou de ser uma opção.

O home office, agora, é a única maneira segura para se trabalhar.

Isso porque ficar em casa é o modo de prevenção mais eficaz contra o corona vírus.

Mas não se preocupe!

Eu vou provar a você que a proteção contra o coronavírus não é a única vantagem de fazer home office.

O Home office diminui gastos do advogado

Os seus gastos como advogado não devem ser poucos.

Os custos com transporte para são bem altos no Brasil.

Com o Home office jurídico, você não precisa de transporte

Em alguns lugares, o litro da gasolina já passa de R$ 5,30 e o preço do metrô é maior que R$ 5,00.

A média de gastos com transporte público é de cerca de R$ 350,00 mensais por pessoa nas principais cidades do Brasil. 

Além disso, há também o dinheiro gasto com alimentação.

Muitos advogados não tem condições de levar comida da casa para o trabalho.

O custo da alimentação, por pessoa, em média, passa dos 20 reais diários, totalizando mais de R$ 400 por mês.

Isso sem contar com os custos extras com estacionamento, paletós, livros, lavanderia.

O Home office para advogados é mais barato

Faça as contas e pense em quanto dinheiro você gasta só para ir ao trabalho.

Esse custo é muito menor ao realizar home office e o advogado ainda consegue poupar para investir em outros objetivos.

Trabalhar em casa da maneira correta aumenta a produtividade

Não há nada melhor do que o conforto de nossas casas.

E isso também se aplica ao trabalho.

Fazer home office costuma ser mais confortável e proporciona uma maior qualidade de vida ao profissional.

Isso porque são evitados os estresses típicos das cidades, como engarrafamentos e o longo trajeto até o trabalho.

Advogado fazendo home office

No home office, o advogado também pode gerir melhor o seu tempo de trabalho e adequá-lo às suas necessidades.

Dessa maneira, poderá ter a sua produtividade aumentada e garantir o sucesso dos seus serviços.

Há diversos profissionais de sucesso que trocaram o escritório por suas casas.

Um exemplo deles é o James Hamilton, da Amazon.

Ele é responsável por todas as atividades da Amazon Web Service e faz isso tudo em home office.

Outro exemplo é o CEO da Oracle, Larry Ellison.

Ele quase nunca aparece na empresa e consegue gerir suas atividades trabalhando em casa.

Fazer home office permite que o advogado utilize melhor o seu tempo

Tempo é dinheiro.

E os advogados sabem disso mais do que ninguém.

Em alguns casos, um simples prazo ignorado pode gerar um prejuízo milionário ao escritório de advocacia.

Ao fazer home office, o advogado pode gerir melhor o seu tempo e adequá-lo as suas prioridades.

Advogados precisando gerir o tempo no home office

Pense só: quanto tempo você gasta inutilmente apenas se dirigindo ao escritório?

Imagino que, em média, um total de 1h30min a 2 horas por dia.

No mínimo 10 horas por semana!

Esse tempo pode ser precioso. Trabalhando em casa, ele é todo seu!


Nem tudo são flores ao trabalhar em casa

Imagine que você está concentrado trabalhando em casa.

De repente, o seu filho aparece pedindo ajuda para desenhar.

Você vai ajudá-lo e, em seguida, senta-se no sofá para ouvir notícias sobre o corona vírus.

Minutos se passam e você já está mexendo no celular, verificando as notificações de redes sociais.

Eu sei que acontecem coisas parecidas com você.

O bom é que elas estão acontecendo com todo mundo.

Afinal, o COVID 19 está mudando a rotina de muitas pessoas.

O grande problema é que o foco no trabalho é necessário para evitar o atraso das atividades e futuros prejuízos financeiros.

Qualquer coisa pode virar uma distração e atrapalhar a sua concentração nas atividades laborais.

Portanto, o meu conselho é que você defina bem como será a sua rotina de trabalho durante a pandemia e estabeleça um planejamento.


Com o que vou trabalhar durante o home office?

Advogados em dúvidas sobre o que trabalharão no home office jurídico

Essa é uma das perguntas que os advogados mais têm feito.

Afinal, com a pandemia do COVID 19, muitas atividades cotidianas da advocacia estão sendo obrigadas a parar.

Muitos Tribunais e Órgãos Públicos estão suspendendo as suas atividades.

Alguns ainda sem previsão de retorno.

Em poucas semanas, é provável que boa parte das atividades judiciais do país esteja comprometida.

Com isso, sobrarão para os advogados 2 funções principais:

  • Trabalho extrajudicial (elaboração de contratos, consultoria, análise de peças, etc.);
  • Trabalho judicial que pode ser feito em casa (basicamente, a elaboração de peças processuais e planejamento das estratégias).

O foco, certamente, estará na primeira função.

Trabalho extrajudicial

Esse é um bom momento para os profissionais que querem se destacar na advocacia consultiva.

Isso porque, como o mercado estará mais lento nos próximos meses, será um ótimo momento para os empreendedores analisarem seus negócios e corrigirem falhas jurídicas.

 Advogada atendendo cliente no home office jurídico

Será um bom momento, também, para rever contratos que, devido à pandemia, possam estar se tornando onerosos para as partes.

Outra boa ideia será oferecer consultoria aos empreendedores que quiserem elaborar planos de demissão voluntária para diminuir os prejuízos do COVID 19.

Não faltam opções. E todas elas podem ser feitas por home office!

Trabalhando em casa, o advogado poderá redigir contratos, analisar situações jurídicas e criar pareceres, por exemplo.

Isso com a ajuda das diversas ferramentas virtuais que existem atualmente.

Com elas, é possível organizar reuniões, realizar assinaturas digitais e elaborar documentos de qualidade.

Observação: é importante que você mantenha contato com os clientes da advocacia contenciosa.

Você poderá realizar reuniões com clientes e manter vivo o contato durante a epidemia.

Assim, demonstrará a qualidade dos seus serviços e a preocupação com as questões jurídicas deles.

Pode ter certeza que esse será um grande diferencial!


Como organizar o meu home office jurídico? Passo a passo

Se planejando para o home office jurídico

Para fazer home office, você não precisa ter uma mansão.

Nem um apartamento no estilo daqueles de Nova Iorque.

(Embora eu deseje que você conquiste esses bens!)

É preciso apenas conhecer um pouco sobre gestão do espaço.

Daremos um guia para você gerir bem o seu home office jurídico e evitar distrações.

#1 Separe um espaço da sua casa para o seu trabalho

Separar um espaço da sua casa é fundamental para que você trabalhe de maneira produtiva.

Ao selecionar um espaço específico, será muito mais fácil criar um hábito laboral e, consequentemente, uma rotina de trabalho.

Isso porque você elaborará um espaço parecido com o do seu escritório de advocacia, o que contribuirá para que você se force a manter a rotina.

Espaço da casa destinado ao home office jurídico

A minha sugestão é que o espaço escolhido seja o mais silencioso possível e o mais longe de distrações, como a televisão, por exemplo.

Outra sugestão é que você trabalhe longe da sua cama.

A cama é uma tentação para todos nós.

Às vezes, só de olhar para ela, já dá vontade de deitar.

Para evitar isso, sugiro que você não trabalhe perto da sua cama.

Se isso não for possível, exercite, ao máximo o autocontrole durante as suas horas de trabalho.

#2 Converse com a família sobre a sua rotina

Conversar com a família sobre a gestão do lar e das necessidades do seu trabalho é fundamental para que você possa manter o foco.

Com isso, será possível encontrar soluções consensuais em meio à situação em que estamos vivendo.

Atualmente, homens e mulheres têm trabalhado quase que na mesma proporção.

Por isso, se você for casado (a) e possuir filhos pequenos, o ideal é que converse com seu parceiro (a) e tente organizar uma rotina para cuidar da criança durante a pandemia.

O ideal é a divisão de tarefas, de modo que sejam repartidas de acordo com a necessidade de trabalho de cada um.

O mesmo deve ocorrer em relação às tarefas domésticas.

Quanto mais ajustada for a divisão das funções em casa, mais organizado será o trabalho de cada um.

Lembre-se que esse é um período delicado e que é necessário haver compreensão e discernimento.

#3 Utilize o celular só para necessidades de trabalho

No home office, não há a mesma pressão do trabalho no escritório.

Logo, é normal que os advogados acessem mais vezes os celulares.

Celular desligado durante o home office para advogado

O problema é que a frequência no acesso às mídias sociais pode acabar atrapalhando (e muito) o trabalho dos profissionais.

Por essa razão, nossa sugestão é que, durante o home office, o advogado só use o celular em casos de extrema necessidade.

Uma boa ideia é desinstalar alguns aplicativos durante o horário de trabalho.

#4 Administre bem o seu tempo

Um dos maiores perigos do home office é não saber administrar bem o tempo.

Isso porque, ao trabalhar em casa, a rotina pode ficar conturbada e os horários confusos.

Para administrar bem o tempo, é preciso que os advogados organizem as suas tarefas domésticas e planejem como atuarão durante o período em casa.

Os profissionais que trabalham em escritórios devem atuar nos mesmos horários dos seus colegas de trabalho, evitando alterações ainda mais bruscas na rotina laboral.

Os advogados autônomos devem se preocupar ainda mais com a gestão do tempo.

Isso porque a “flexibilidade de horários” no home office pode acabar fazendo os profissionais se perderem na gestão do tempo.

Assim como aqueles que trabalham em escritórios, o ideal é que os autônomos estabeleçam horários fixos para o trabalho.

Dessa maneira, terão maior facilidade em criar uma boa rotina de trabalho.

#5 Aprenda sobre gestão do trabalho

Gerindo o trabalho no home office jurídico

Se você nunca fez home office, é provável que esteja se sentindo um pouco perdido.

E isso é absolutamente normal.

Afinal, trabalhar em casa é muito diferente de trabalhar em um escritório.

Em casa, há uma série de distrações e coisas a fazer que podem atrapalhar o foco do profissional.

Por essa razão, é essencial que o advogado busque organizar e gerir o trabalho de maneira adequada.

Aprender sobre gestão de trabalho é a melhor maneira para isso.

O que é gestão do trabalho?

A gestão do trabalho consiste em uma série de metodologias que visam otimizar e aumentar a eficiência das atividades de um profissional.

Quanto mais organizado for o trabalho de um profissional, maior será a chance de sucesso durante o home office.

No geral, os métodos de gestão do trabalho derivam dos estudos sobre Gestão de Projetos.

Métodos de gestão de trabalho

Há diversas metodologias.

E não há piores ou melhores para o home office, já que todas podem ser feitas em casa.

Tudo dependerá da sua estratégia.

No geral, elas se dividem em 3 tipos:

  • Método ágil
  • Método cascata
  • Método híbrido

Método ágil

O método ágil se preocupa em satisfazer cada cliente da maneira mais completa possível.

Por isso, é necessário um relacionamento constante e forte com o cliente e com a equipe, visando encontrar novas possibilidades e soluções a cada momento.

A equipe, mesmo em home office, deve ser totalmente dedicada e preocupada com o trabalho.

Nesse modelo, é possível fazer mudanças na estratégia a todo momento para que sejam encontradas as melhores soluções da maneira mais rápida.

Método cascata

No método cascata, a estratégia é distinta.

Ele se preocupa mais com o processo de trabalho do que com a satisfação do cliente.

Por isso, são estipuladas e testadas diversas estratégias para a resolução do problema.

É uma metodologia mais lenta, muito bem estruturada e com maior divisão de tarefas.

No entanto, por ser estruturada em mais etapas, não depende que a equipe foque unicamente em um projeto.

Método híbrido

O método híbrido é uma inovação que concilia pontos do método ágil e do método cascata.

Com ele, é possível pensar na satisfação final do cliente, por meio de um relacionamento forte com ele e com a sua equipe, de modo estruturado em etapas.

Assim, a equipe de advogados pode se dedicar a diversos projetos sem perder tempo com a testagem de alternativas e construindo um relacionamento forte.

Em verdade, esse é o método que vem sendo mais utilizado no mercado.

Estude um pouco sobre gestão do trabalho

Aprendendo sobre gestão de trabalho durante o home office jurídico

Para aprender sobre gestão do trabalho, a única alternativa é estudar.

No entanto, eu acredito que você não vai achar muitas coisas com esse nome na internet.

Por essa razão, recomendo que você procure especificamente as principais técnicas.

Exemplos de técnicas para você procurar:

  • KanBan
  • GTD

#6 Tenha um planejamento prévio de como irá atuar

Ninguém sabe quando essa pandemia irá acabar.

As previsões são para Maio ou Junho de 2020.

Até lá, é provável que fiquemos fazendo home office.

Por isso, é essencial que você se planeje antes de mandar bala no Home Office.

Planeje tudo!

Planejamento definitivo do home office para advogados

Pense nas suas principais prioridades nesse momento e crie uma rotina de trabalho de acordo com elas.

Assim, você correrá menos riscos de se perder no seu trabalho.

E conseguirá elaborar um planejamento mais eficiente.

Planejamento da vida em casa

Além do planejamento do trabalho, você precisa planejar a gestão do seu lar.

Pense na alimentação, na organização e limpeza da casa e nas demais tarefas domésticas.

Tudo isso pode impactar diretamente na qualidade do seu trabalho.

Por esse motivo, se você mora com mais pessoas, busque partilhar as tarefas diárias, de modo que seja eficiente e que não atrapalhe a rotina de cada um. 

Caso more sozinho, busque construir um planejamento útil para você, em que você consiga manter a organização da sua casa e não atrapalhe o seu trabalho.

Como posso me planejar?

Para se planejar, eu recomendo a utilização de alguma forma visual.

Por exemplo, um painel ou aplicativo de celular.

Isso contribuirá para que você enxergue as suas necessidades e siga o que planejou.

Há aplicativos muito bons que ajudam no planejamento doméstico ou do trabalho.

O Trello é um exemplo.

Possui uma boa apresentação visual e é de fácil utilização.

Além disso, é compartilhável com outras pessoas, o que pode ajudar caso você não more sozinho. Ou caso não trabalhe sozinho.

A minha dica é que você não misture o planejamento doméstico com o planejamento do trabalho.

Durante o corona virus, é importante não misturar o planejamento do home office com o planejamento domestico

Isso pode tornar tudo ainda mais confuso e, assim, você pode acabar não seguindo o que foi planejado.

Quanto mais limpa e precisa for a disposição visual do seu planejamento, maior será a probabilidade de você seguí-lo.


Gostou das nossas estratégias para fazer o home office jurídico?

Elas são apenas o básico para que você tenha sucesso ao trabalhar em casa.

Há diversas outras possibilidades.

No entanto, ajudarão você nas suas principais necessidades.

E farão com que você não sabote o seu trabalho durante o período da pandemia.

Portanto, a minha recomendação é que você tente seguir o que foi falado.

Afinal, trabalho em casa há muito tempo e já aprendi muito com isso.

No início, não foi fácil.

Mas hoje, considero que foi a melhor coisa que pude fazer.

Aproveite esse momento para novas experiências!

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