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Por que eu deveria fazer marketing jurídico digital?

15 abr, 2020

Alguns advogados que eu conheço vivem reclamando. 

Eles reclamam porque possuem poucos clientes. 

Reclamam porque os seus clientes não os indicam para outras pessoas.  

E também reclamam porque há muita concorrência. 

Essas dores são reais. E muitos outros advogados passam pela mesma situação.  

Na internet, há relatos de vários profissionais que sofrem com esses mesmos problemas. 

E eu entendo o quanto deve ser difícil sobreviver na advocacia hoje em dia. 

No entanto, eu não acho que essas dificuldades sejam impossíveis de serem superadas. 

Falo isso porque já ajudei muitos advogados a vencerem esses problemas. 

E sei que eles são mais fáceis de resolver do que parecem. 

A solução para a maior parte dos problemas da advocacia atual está no marketing jurídico digital. 

E eu faço questão de provar isso a você.  

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Nesse texto, você:

  • Entenderá para que serve o marketing digital na advocacia
  • Terá provas de casos concretos sobre como o marketing pode fazer o advogado crescer na internet
  • Aprenderá que o marketing jurídico que realmente funciona não é limitado pela OAB
  • Descobrirá que é possível fazer marketing digital na advocacia gratuitamente

Para que serve o marketing digital para advogados?

Marketing, uma necessidade para advogados.

Antes de mostrar os dados, eu preciso mostrar a você qual é a utilidade de fazer marketing jurídico pela internet.

Na maioria das situações, o objetivo final dos advogados ao fazerem marketing digital é aumentar o número de clientes.

Apesar de parecer abstrato, há 3 maneiras concretas para fazer isso:

  • Aumentar o tráfego do site;
  • Conseguir se transformar em uma autoridade na internet (por meio do site ou das redes sociais);
  • Fazer as suas páginas se posicionarem bem no Google.

As 3 possibilidades acima são os melhores caminhos para que o advogado consiga aumentar a clientela por meio da internet.

Afinal, não é possível conquistar clientes pela internet se poucas pessoas visitam o seu site; se você não é visto como especialista na sua área de atuação na web; ou se as suas páginas não aparecem para o público no principal mecanismo de buscas, o Google.

Para que os objetivos acima sejam alcançados e, consequentemente, façam você ter o número de clientes e o sucesso ampliado, é preciso investir em táticas e estratégias de marketing.

Existem muitas. As principais são: o SEO, o Marketing de Conteúdo, as Parcerias e o Linkbuilding.

Foi por meio delas que eu consegui fazer com que os advogados parceiros do Vade Marketing alcançassem o sucesso na internet.

Faço questão de demonstrar isso no próximo tópico:

Eu tenho dados que provam o quanto o marketing digital pode ajudar os advogados 

Eu já prestei consultorias de marketing jurídico a muitos advogados. 

E sei como o marketing digital pode fazer o sucesso da advocacia. 

Vou mostrar a você alguns dados de um escritório de advocacia que prestei consultoria. 

Em Maio de 2019, comecei as estratégias de marketing digital desse escritório.  

Você poderá notar abaixo que, naquele período, eles possuíam apenas 79 visitas mensais. 

Site lem - dados

 Menos de 80 visitas por mês. Muito pouco, não é? 

Se você não for um advogado muito famoso ou não investir em marketing, a média de visitantes do seu site deve ser próxima com a que eles tinham naquela época.  

Eu foquei em 3 estratégias de marketing principais: 

  • Linkbuilding – ou seja, busquei parcerias para ter backlinks
  • Marketing de conteúdo – ou seja, fiz eles começarem a produzir conteúdos para se tornarem autoridade na internet; 
  • Otimização para os mecanismos de buscas (SEO) – ou seja, fiz modificações no site do escritório para que ele se posicionasse melhor no Google

Aos poucos, o número de visitas ao site do escritório de advocacia foi crescendo.  

Em novembro de 2019, eles já estavam tendo 720 visitas mensais.  

Site lem-dados

Um crescimento de, aproximadamente, 912%.  

912%!

Continuamos na mesma produtividade. Criamos mais textos, conseguimos mais parcerias e investimos na otimização.  

Em fevereiro de 2020, o número de acessos mensais era de 1102 usuários.

Site lem - dados

Surpreendente, não é? 

Um crescimento de quase 1400% nas visitas desde que começamos as estratégias de marketing digital.

EM APENAS 9 MESES.

Com isso, eles aumentaram consideravelmente a carteira de clientes.  

E já fecham contratos muito mais valiosos do que antigamente.  

Ah, e eu esqueci de falar: hoje (2020), eles têm apenas 2 anos de escritório.  

E já conseguiram multiplicar os rendimentos com marketing jurídico digital.  

Inclusive, eles calculam que, atualmente, a cada 1 real que eles investem em marketing, recebem quase o triplo de retorno. 

(E a tendência é crescer muito mais).

Lembrando que eles ainda estão começando a fazer Marketing. 

E não estão nem perto de estarem com a quantidade de visitas que ainda podem ter. 

Acho que nem eles imaginavam que poderiam estar em um caminho de sucesso tão bom. 

E VOCÊ: quando imaginaria que o site da sua advocacia poderia receber mais de 1000 visitas por mês?

É provável que você não receba nem 5% disso atualmente – e é por isso que o seu site não consegue conquistar muitos clientes.

Quanto mais visitas o seu site possui, maiores são as chances de você conquistar clientes pela internet, sobretudo se você produzir conteúdo útil ao público.

Esse é um dos motivos que justifica o fato do marketing jurídico digital ser tão valioso para aumentar a clientela dos seus serviços jurídicos.

Outro ponto importante em relação ao marketing é que ele é uma das melhores táticas para sair na frente da concorrência no mercado jurídico.

Fazer marketing jurídico digital é a melhor oportunidade contra a concorrência

O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados.

E é o país com o maior número de cursos de Direito do mundo.

Se todos os países do mundo JUNTOS somassem os seus cursos de Direito, chegariam a um número de menor do que a quantidade de Faculdades de Direito do nosso país.

Assustador, não é?

A concorrência é muito grande entre os advogados e se destacar no mercado é uma grande dificuldade.

No entanto, eu não quero colocar medo em você.

Há advogados que começaram a trabalhar há pouco tempo e já conseguem sucesso. E eles não são formados pelas melhores Faculdades do Brasil ou têm muitas pós graduações.

APENAS decidiram inovar e, para isso, mergulharam no mundo do marketing jurídico digital.

Isso porque, ao fazer marketing pela internet, você pode se tornar uma autoridade na internet, a partir do seu conteúdo e das parcerias, e pode se tornar mais visível ao público do que seus concorrentes (no Google).

Eu preciso dar um aviso

Muitos advogados já têm percebido o quanto é importante fazer marketing digital.

Diversos profissionais já estão estudando e pondo em prática algumas táticas.

E a tendência é que a quantidade de advogados fazendo marketing jurídico aumente bastante nos próximos anos.

Por essa razão, eu preciso dar um aviso: quanto antes você começar, menos trabalho e menos riscos você terá para alcançar o sucesso no seu marketing.

A #minha dica é que você invista no seu potencial e dê um gás no seu marketing profissional o quanto antes. É a melhor oportunidade para você.


As vantagens que citei acima não são as únicas ao fazer marketing digital na advocacia. 

Outra grande vantagem é que a maioria das táticas de marketing jurídico na internet NÃO SOFREM limitações pela OAB. 

O marketing digital que dá resultados não é afetado pelas regras da OAB 

A OAB não limita o marketing eficiente

Muitos advogados sabem que as táticas de marketing para advogados devem ser meramente informativas, sem natureza mercantil. 

Por exemplo, o advogado não pode fazer anúncios em outdoors ou na televisão; 

Não pode utilizar jargões de venda, como “somos os melhores advogados do mercado” ou “faremos você ganhar muito dinheiro”.  

E nem estimular litígios. 

No entanto, eu tenho percebido uma coisa muito interessante em relação às limitações da OAB.  

O marketing e a publicidade que são vedados pelo Código de Ética (mercantil) já estão bem ultrapassados. 

Ou seja, mesmo se não fossem proibidos, teriam  pouca ou nenhuma funcionalidade atualmente. 

E eu posso explicar o porquê. 

(Aqui eu explico sobre as limitações da OAB ao marketing jurídico)

Hoje em dia, as pessoas querem saber cada vez mais sobre a qualidade dos serviços antes de adquiri-los. 

Por isso, sempre buscam entender sobre a qualificação do advogado antes de uma contratação. 

Dessa forma, de nada adianta um anúncio, uma publicação ou uma postagem que tenha um objetivo 100% mercantil. 

Não estou falando que o advogado não tenha que utilizar a internet para conquistar o cliente.  

(Afinal, é na internet que a maioria dos clientes está). 

Estou dizendo apenas que fazer um marketing mercantil não funciona para a advocacia. 

O melhor caminho é por meio das táticas de SEO, das parcerias e do Marketing de conteúdo.

“Jogar para a galera” não funciona para o público da advocacia 

A cada dia que passa, os clientes desejam advogados em que possam confiar. 

(Confiar tanto em relação ao caráter, quanto ao profissionalismo). 

O velho marketing de outdoors e anúncios, além de proibido pela OAB, tem sido pouco eficiente para a conquista de clientes nos serviços jurídicos.  

Isso porque os clientes estão, cada vez mais, querendo ver valor no trabalho do advogado.  

Ou seja, querem ver o que o advogado tem a oferecer que o destaca no mercado como bom profissional.  

Para isso, ele tem que investir em um marketing informativo. 

Um marketing que mostra o quanto ele sabe e o quanto ele pode ajudar o cliente.  

É exatamente isso que faz o marketing jurídico digital ter sucesso.  

(Sobretudo no Google, que se preocupa muito com o que os sites tem a oferecer ao público.) 


Acho que já tenho 3 bons argumentos que explicam por que você deveria estar fazendo marketing digital: 

  • O marketing jurídico digital potencializa as suas chances de conquistar clientes e traz resultados; 
  • Fazer marketing digital é a sua melhor oportunidade contra a concorrência;
  • A OAB não veda o marketing jurídico digital que realmente dá resultado. 

No entanto, eu tenho um 4º argumento que pode ser bem interessante.  

“Você pode ter sucesso no marketing jurídico digital sem gastar 1 centavo.” 

O marketing jurídico digital pode ser gratuito 

Um dos maiores receios dos advogados que querem fazer marketing digital é o custo do investimento. 

Eu, sinceramente, não sei de onde surgiu esse medo.  

É provável que já tenham buscado sobre marketing jurídico no Google e tenha aparecido uma “fórmula mágica” ou um curso bem caro. 

A verdade é que o marketing digital para advogados só vai custar algum dinheiro em 3 hipóteses:  

  • Se você quiser investir em um curso; 
  • Se você quiser pagar anúncios no Google e nas redes sociais (o que depende da sua seccional da OAB)
  • Ou se você quiser contratar uma consultoria especializada. 

De resto, você pode fazer o seu marketing jurídico digital aprendendo a partir de conteúdos encontrados na internet. 

E utilizando ferramentas que provavelmente você já possui, como o seu site de advocacia.  

Marketing jurídico digital é gratuito

Há bons sites que ensinam marketing na internet. 

O Rock Content é um deles.  

O Neil Patel é outro.  

Vade Marketing também – e ainda é especializado em marketing jurídico rsrs. 

Nesses sites, você pode encontrar materiais ricos para fazer o marketing da sua advocacia. 

Obviamente, mais cedo ou mais tarde, pode ser que você queira fazer um curso online ou até mesmo queira pagar um especialista. 

Mas, se você não quer ou não pode gastar dinheiro nesse momento, é possível fazer marketing sem nenhuma dificuldade.  

Bastar buscar conhecimento sobre o assunto e começar a atuar com os meios que você possui (sobretudo o seu site e as suas redes sociais).

Para isso, é preciso o mínimo de planejamento e disciplina.

O marketing digital é um mundo de novas informações e, para absorvê-las e colocá-las em prática, é necessário organizar a rotina e estabelecer um plano de estudo e de ação.

Eu posso garantir que é possível desenhar um bom planejamento de marketing digital para a advocacia SOZINHO e sem ser um expert na área.

A maioria das coisas que eu sei, por exemplo, aprendi na internet.

No início, poderá parecer um pouco confuso. Mas tenha calma: você verá que, com o tempo, vai tudo se organizar.

Está sentindo que fazer marketing jurídico digital é uma necessidade?

Fazer marketing digital está deixando de ser um bônus na advocacia e passando a ser uma necessidade para os advogados.

Afinal, em um mercado tão concorrido e com tanta dificuldade de conseguir clientes, fazer marketing é o principal caminho para o sucesso.

Advogada fazendo marketing jurídico digital

Como você viu, não é preciso ter dinheiro para começar as suas táticas de marketing jurídico digital.

No entanto, a dedicação e o esforço são fundamentais.

Quando mais empenhado você estiver no planejamento do marketing da sua advocacia, maiores serão as suas chances de obter bons resultados.

Por essa razão, não perca tempo. Comece a pesquisar sobre o assunto e dê um start nas suas táticas.

Eu garanto que você não vai se arrepender.

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