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Posição no Google: como o advogado pode ser encontrado?

5 mar, 2020

É muito comum vermos advogados que criam o próprio site e, tempos depois, ficam frustrados ao perceberem que não estão conseguindo atrair usuários pelo Google.

A verdade é que atrair clientes por meio do Google é uma das estratégias de marketing mais difíceis que existem.

Isso porque criar um site para a advocacia, por si só, não tem nenhum potencial de fazer você ser achado nas pesquisas.

Para que um site seja encontrado em uma busca Google, ele deve ser otimizado para os mecanismos de buscas (o famoso SEO).

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O que é otimização para os mecanismos de buscas (SEO)?

Advogado querendo melhorar na posição no Google

A otimização para os mecanismos de buscas (SEO) nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias cujo objetivo é melhorar o posicionamento de um site nos resultados Google.

Definitivamente, otimizar um site é a melhor maneira de fazer com que ele se encontre nas primeiras posições e seja clicado pelos usuários.

O SEO é um velho conhecido dos profissionais do marketing, mas é um completo desconhecido da maioria dos advogados – que precisam muito dele!

Por essa razão, vamos explicar tudo que os advogados precisam saber para otimizar o seu site jurídico e transformá-lo em uma verdadeira ferramenta de marketing.


Como a posição no Google afeta a conquista de clientes?

O Google é o gigante das buscas da internet. Quase todas as pessoas do mundo que desejam fazer uma pesquisa rápida utilizam a plataforma.

Melhorando a posição no Google

Basicamente, ele é capaz de fazer você encontrar qualquer coisa que você precise na web, de maneira ágil e extremamente simples.

Por estar em contato direto com o público, todo empreendimento deseja ter o seu site presente no Google.

E, de fato, todos os sites podem estar presentes no Google.

A grande questão é: como eles estão posicionados?

Os primeiros resultados são os preferidos do público

Os sites que estão ranqueados nos primeiros lugares do Google são os mais clicados pelo público – mesmo que não sejam os melhores.

A Legalcloud é ranqueada nos primeiros resultados

Logo, é muito importante que o site do advogado que deseja atrair clientes na web consiga estar nas primeiras posições das páginas de resultados.

Pense por você! Quando você busca algo no Google, provavelmente deve clicar em algum dos 4 primeiros resultados que aparecem.

A explicação para isso está na Economia Comportamental, uma ciência que busca explicar o comportamento humano.

Seres humanos, naturalmente, gostam de fazer as coisas com o menor esforço possível.

Como o propósito do Google é promover buscas rápidas e dinâmicas, quanto menos esforço o usuário tiver que fazer, melhor será para ele.

Dessa maneira, uma pessoa que estiver buscando sobre como solucionar uma questão jurídica, não vai querer perder tempo verificando todos os resultados de sua pesquisa.

Ela vai escolher os primeiros!

Posição no Google é essencial para o sucesso do advogado

Apesar de ser algo bem intuitivo, há diversos estudos comprovando que os links das primeiras páginas que aparecem nos resultados Google são os mais clicados.

O Hubspot, por exemplo, chegou à conclusão que 34,36% dos cliques estão no primeiro resultado – no primeiro site que aparece.

Além disso, o Search Engine Journal revelou que 60% dos cliques são realizados nos 3 primeiros sites que aparecem nos resultados.

Um estudo do imForza demonstrou, também, que só 15% dos usuários clicam em resultados que não estejam na primeira página de resultados do Google.

E os anúncios? Entenda o que são resultados pagos

Nós costumamos dizer que há dois tipos de resultados para as buscas no Google: os resultados orgânicos e os resultados pagos.

Posição no Google melhora os resultados do marketing jurídico

Os resultados orgânicos são aqueles que ranqueiam gratuitamente os sites na página de resultados para uma determinada pesquisa realizada pelo usuário.

Ou seja, o ranqueamento orgânico de sites é aquele que se dá sem que os administradores da página paguem anúncios para estarem nas primeiras posições.

Para que um site seja bem ranqueado organicamente, é necessário investir em otimização para os mecanismos de buscas (SEO), produção de conteúdo (textos, vídeos, etc.) e outras estratégias de marketing digital.

Os resultados pagos são o oposto disso.

Resultados pagos são aqueles ranqueados de maneira paga (por meio de anúncios) nas primeiras posições do Google.

Google ads na pesquisa

Eles sempre estão marcados com termos como Ads ou Anúncio e aparecem sempre no topo da página de resultados.

É uma boa investir na pesquisa paga?

O Adwords pode colocar o advogado em uma posição no Google

Saber se é vantajoso investir em resultados pagos é um dos maiores dilemas dos advogados que querem ser encontrados no Google.

Isso porque há diversas pesquisas demonstrando que investir em anúncios pode não trazer tantos resultados como se imaginava antigamente.

Por exemplo, há uma pesquisa do Search Engine Land que indica que cerca de 70% a 80% dos usuários que fazem pesquisas no Google ignoram os anúncios.

E há uma resposta para isso, sobretudo na advocacia: a falta de soluções.

Não é raro ver advogados que patrocinam anúncios que remetam a home do seu site institucional.

No entanto, quando um cliente faz buscas no Google, ele procura pela solução de um problema.

Se o anúncio não remeter a uma página do site do advogado que apresente possíveis maneiras de resolver uma questão jurídica, o cliente não verá valor nenhum e não clicará.

Além disso, anúncios, muitas vezes, são mal vistos pelos usuários do Google.

Isso porque muitas vezes o que os usuários desejam é fazer pesquisas e encontrar soluções realmente úteis.

Advogado conhecendo o Google Adwords

O problema é que muitos empreendimentos que anunciam no Google não remetem a sites que demonstram como o problema do usuário pode ser resolvido de maneira eficiente, servindo mais como uma propaganda do que como algo que possa realmente ajudar.

As pessoas que pesquisam no Google já perceberam isso e evitam clicar em anúncios.

Não tenha dúvidas que, primeiro, elas vão aos resultados orgânicos tentando achar algo que pareça mais convincente – e conseguem!

Por outro lado, a busca paga pode ter outras funcionalidades.

Advogado com sucesso em anúncios

Por exemplo, quando alguma das suas páginas são anunciadas nos resultados Google, maiores são as chances das suas páginas não patrocinadas serem bem ranqueadas no Google.

Além disso, investir em anúncios pode dar maior visibilidade para a sua página nos resultados, o que é bem interessante para reforçar o seu nome no mercado jurídico.


Como posicionar bem o seu site de advocacia no Google sem gastar muito

Não há dúvidas de que os primeiros sites que aparecem resultados orgânicos são os preferidos do público.

Logo, para atrair clientes pelo Google é essencial trabalhar para estar nessas posições.

A posição no Google é um ponto chave do marketing jurídico

No entanto, essa é uma tarefa árdua.

Hoje, uma parte do marketing se dedica exclusivamente a estruturar o conhecimento sobre como melhorar o posicionamento de um site no Google.

E há diversas técnicas para melhorar o seu posicionamento. Vamos explicar cada uma delas aqui.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos ramos do marketing mais conhecidos atualmente.

Advogado pesquisando sobre marketing jurídico

Ele é 100% focado na produção de conteúdo, como textos para blog, vídeos, infográficos, etc.

A produção de conteúdo é a melhor maneira do site do advogado ser encontrado nas pesquisas realizadas Google.

Isso porque quanto mais conteúdos relevantes o advogado possuir para a solução dos problemas jurídicos dos seus clientes, maiores são as chances dele se posicionar bem nos resultados.

O que é um conteúdo relevante na advocacia?

Conteúdo relevante é o conteúdo que se propõe a ajudar o cliente a encontrar uma solução para o seu problema jurídico.

Texto de blog do LEM
Um exemplo de conteúdo jurídico que tem relevância para o Google.
Fonte: Lourenção & Monteiro Advogados

Hoje em dia, antes de procurarem um advogado, as pessoas procuram tirar dúvidas ou até mesmo buscar soluções mais simples para as suas questões jurídicas no Google.

Quanto mais conteúdo eficiente (que ajude de fato) o advogado possuir em seu site, maiores são as chances dele atrair usuários do Google que estão pesquisando sobre seu problema.

Isso porque, ao entrar no seu site, o cliente verá que você produz um conteúdo de qualidade, o que aumentará o grau de confiança e respeitabilidade dos seus serviços para ele.

Ou seja, ele vai considerar que você conhece sobre o assunto e que pode resolver o problema. Com isso, você estará a um passo de fazer com que o cliente contrate os seus serviços.

Só produzir conteúdos eficientes basta?

A resposta é não.

O ranqueamento no Google se dá a partir de uma série de fatores técnicos.

Produzir conteúdos que possam ajudar o cliente é essencial, mas eles precisam ser construídos de maneira otimizada.

Duas maneiras de otimizar os resultados serão apresentadas abaixo: o keyword research e o linkbuilding. No entanto, há muito mais.

Keyword Research

Keywords são uma das melhores maneiras para melhorar a posição no Google

Keyword research nada mais é do que a pesquisa e a utilização de palavras-chave nos conteúdos do seu site.

Palavras-chave são aquelas palavras ou expressões mais buscadas pelos usuários no Google em relação a um assunto específico.

Quando elas estão em seu site (sobretudo nos conteúdos), elas facilitam o match entre a pesquisa do usuário no Google e você.

Isso faz que, no ranqueamento Google para aquela busca, o seu site tenha muito mais relevância para a pesquisa, aumentando a probabilidade de você ser ranqueado nas primeiras posições.

Como saber quais são as melhores palavras-chaves para a minha advocacia?

Advogados estudando sobre posição no Google

Para identificar as melhores palavras-chaves para a sua advocacia, é preciso seguir 2 etapas.

A primeira diz respeito à análise do próprio advogado (ou escritório de advocacia) em relação a quais são os principais assuntos das suas áreas de atuação.

Após identificar quais são os principais assuntos a serem abordados no conteúdo, é preciso construir uma lista com as principais palavras ou expressões que envolvam o tema.

Quando você já tiver uma lista ampla, é hora de ir atrás das ferramentas de busca de palavras-chave.

A principal delas é o Ubersuggest.

Ubersuggest, uma dos melhores sites para ajudar a posicionar o advogado no Google
O Ubersuggest é uma das melhores ferramentas para pesquisar palavras-chave.

Ela é uma ferramenta gratuita que, a partir de uma plataforma simples, permite que o advogado procure as palavras/expressões que listou e veja quais são as palavras relacionadas que tem maior busca no Google.

Com essa análise, o advogado conseguirá ter uma boa listagem de palavras-chaves para o seu conteúdo, o que terá o potencial de atrair muitas pessoas para o site da advocacia.

Linkbuilding

Apesar do nome ser um pouco estranho, o linkbuilding funciona a partir de um conceito muito simples e comum na vida do ser humano: as recomendações.

Basicamente, quanto mais links de outros sites redirecionarem para os seus sites, maior será a sua posição no Google.

Linkbuilding é uma tática que divulga os links do advogado na WEB

Isso porque quanto mais os seus links estiverem espalhados pela internet, mais os algoritmos do Google considerarão você uma boa recomendação – ou seja, um site relevante.

E não há nada melhor do que ser uma boa recomendação para o Google, não é?

Como fazer para meus links estarem em outras páginas?

Para fazer os seus links estarem em outras páginas, o melhor caminho é construir uma rede de relacionamento com outros sites.

Apontando para o link do advogado

Por exemplo, se você estiver produzindo conteúdo sobre Direito Tributário, pode ser uma boa compartilhar seu texto com um blog que fale sobre empresas e negócios, com links redirecionando para a sua página.

Acredite: blogs precisam de uma alta quantidade de textos e uma boa saída é construir uma rede de relacionamento com eles.

É uma via de mão dupla: relevância e visibilidade para você, conteúdo para eles.

No entanto, não é qualquer link que tem o potencial de aumentar a relevância do seu site.

Tipos de links e linkbuilding

Há dois tipos de links: links do-follow e links no-follow.

Os links do-follow são aqueles que têm o potencial de aumentar a sua relevância no Google.

Já os links no-follow são aqueles que não aumentam a relevância do site.

É muito importante que o advogado saiba quais páginas possibilitam a postagem de links do-follow e quais só permitem links no-follow.

Infelizmente, a internet está lotada de sites que só permitem links no-follow.

Esses sites podem ser interessantes para divulgar o seu conteúdo e ajudar a construir o seu nome, mas não ajudam a aumentar a relevância do seu site de maneira direta.

Não sabe identificar se um site permite a postagem de links do-follow? Encontramos um texto para você.

NAP (name, address and phone)

Se você acha que as listas telefônicas não têm mais nenhuma utilidade, nós podemos mudar a sua opinião.

A estratégia NAP nada mais é do que postar o seu nome, o seu endereço e o seu telefone no máximo possível de diretórios locais (sobretudo de advogados).

Diretórios locais nada mais são do que listas telefônicas da atualidade: são sites que reúnem informações básicas sobre pessoas ou empresas para que outros possam entrar em contato.

NAP do LEM no Guia Mais
NAP de um escritório de advocacia no Guia Mais.

O Google considera que quanto mais o nome, o endereço e o telefone do advogado estiverem espalhados pela internet (de maneira idêntica), maior deve ser a relevância dada ao painel do advogado no Google Meu Negócio (que explicaremos no último tópico) e ao seu site.

Há diversos diretórios locais no Brasil, alguns exclusivos para advogados.

Aí vão alguns exemplos:

Meu relato sobre o NAP

No início, eu não acreditava que uma estratégia tão antiga quanto o NAP poderia ajudar a destacar o painel do Google Meu Negócio e aumentar a relevância do site de um advogado.

Eu estava muito errado!

Na verdade, de acordo com os gráficos do Google, espalhar o NAP dos nossos clientes pela internet foi uma das estratégias que deu melhor resultado para o Google Meu Negócio.

Pode parecer uma estratégia chata, já que temos que ir em cada site para fazer o cadastro.

Mas eu garanto: é um esforço que vale a pena, sobretudo se você está começando agora!

Otimização do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma no Google que permite o cadastro de empreendimentos e profissionais para que apareçam em destaque nas pesquisas dos usuários que tenham a ver com aquele negócio.

Para se posicionar no GOOgle, é essencial ter uma conta Meu Negócio
O painel Google Meu Negócio é localizado do lado direito dos resultados Google (no computador)

No entanto, não é tão fácil fazer com que o painel do escritório de advocacia apareça nas pesquisas, devendo ser utilizadas algumas técnicas.

O Google considera 3 fatores oficiais para que um painel do Google Business apareça:

  • A distância é a distância que determinado usuário está daquele negócio. Quanto mais perto, melhor.
  • A relevância é o quanto aquele negócio é relevante para a pesquisa feita por um usuário no Google. O uso de palavras-chaves é importante nesse ponto.
  • A proeminência é o quanto aquele negócio é conhecido e se destaca na internet e nos resultados Google. O linkbuilding, o NAP e o bom ranqueamento são fundamentais aqui.

Não há um fator mais importante. O que importa é que haja uma boa combinação entre eles.

Por exemplo, de nada adianta você ter uma boa proeminência, se você está muito distante do usuário. É muito provável que você não apareça nas pesquisas dele.

O Google Maps ajuda a melhorar posição no Google

É essencial que o advogado realize um bom cadastro das suas informações, atento às limitações da OAB e sempre mantendo o NAP consistente.


É preciso um trabalho árduo para ser encontrado no Google

Nós citamos acima as técnicas mais importantes para que o seu site seja encontrado pelos clientes que buscam serviços jurídicos no Google.

Elas são várias e podem ser executadas de diversas maneiras pelo profissional.

No entanto, não há caminho fácil ou milagroso para fazer o seu site de advocacia ser bem ranqueado nos resultados Google, sobretudo por conta da alta concorrência no meio jurídico.

É preciso dedicação e esforço dos profissionais. Apenas com esses sentimentos será possível construir estratégias para o Google que realmente deem resultados aos advogados.

Advogados de sucesso com bom marketing jurídico

Está pronto para trabalhar duro com o objetivo de conquistar clientes pelo Google? Você vai se surpreender.

Não perca mais tempo e saia na frente com a sua advocacia.

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