fbpx

Webinar jurídico: o que é e como fazer?

3 abr, 2020

Muitos profissionais estão se sentindo perdidos nesse home office. 

Eu confesso que também estou um pouco.  

Para muitos, é um mundo novo. 

Novas maneiras de trabalhar. 

Novos horários. 

E novos desafios. 

Se antes já estava difícil conseguir clientes, agora está mais ainda.  

E é preciso inovar para continuar faturando nesse período.  

Uma maneira que muitos advogados encontraram para inovar é realizando cursos online.  

Eu já vi cursos de advogados para empresários. 

Para clientes. 

E até mesmo para outros advogados. 

Todos pela internet – por meio de webinars. 

Eu sou fã de cursos online.  

E vejo muitas oportunidades para advogados que oferecem esse tipo de conteúdo. 

Como tenho experiência em realizar Webinar, resolvi contar um pouquinho o que sei e ajudar você a ter uma nova fonte de rendimentos.

Quer receber conteúdos exclusivos para se dar bem no home office jurídico? Entre no nosso grupo de Telegram

Nesse texto, você:

  • Saberá o que é um Webinar
  • Conhecerá as vantagens de de fazer webinars na advocacia
  • Aprenderá a fazer bons webinars para o público
  • Descobrirá quais são as melhores plataformas para criar webinars

O que é webinar? 

Webinars nada mais são do que seminários online.  

Eles servem para dar aulas, oferecer palestras e criar cursos.  

Um webinar pode ser feito por meio de uma gravação ao vivo ou prévia, em plataformas online. 

Advogado fazendo webinar

Provavelmente, você já participou de algum webinar.  

A maioria dos cursos online são realizados dessa maneira.  

Antigamente, eles eram mal vistos por muitas pessoas.  

Isso por conta da falta de costume e do desempenho das antigas plataformas. 

No entanto, por estarem se tornando necessidades, a qualidade dos webinars tem melhorado bastante.  

E estão ficando mais impressionantes a cada dia que passa. 

O que posso gravar em um webinar jurídico? 

Um webinar é um vídeo, gravado ao vivo ou previamente.  

Ele não é uma videoconferência. É unilateral. 

Ou seja, de um lado alguém grava e do outro alguém assiste. 

Há, no máximo, um serviço de chat, que permite que o público interaja com quem está gravando.  

Por ter essa natureza, o Webinar é útil para: 

  • Gravar videoaulas; 
  • Gravar palestras;
  • Criar cursos online;
  • Elaborar tutoriais.

Podem existir outras utilidades, mas as principais são as que foram citadas acima. 

É hora de entender um pouco as vantagens de fazer webinar. 

Por que devo fazer webinars? 

Educação é o que mais tem dado dinheiro na internet ultimamente. 

Os cursos online têm crescido bastante. 

E a quantidade de conteúdos educativos também. 

A cada dia que passa, as pessoas estão sentindo a necessidade de adquirir mais conhecimentos. 

E isso vale, também, para o conhecimento jurídico. 

Advogada oferecendo curso webinar online

Microempreendedores, empresários e advogados iniciantes, por exemplo, têm buscado saber muito sobre algumas áreas do Direito. 

E fazer webinars pode ser uma boa maneira de ajudá-los.  

Vou elencar 3 vantagens dos webinars: 

O Webinar é 100% online 

Uma grande vantagem do webinar é ser 100% online.  

Assim, você pode gravar com seu próprio computador ou celular da sua casa ou do seu escritório.  

Não é preciso se preocupar com espaço físico para as aulas, com materiais, etc. 

Basta o seu conhecimento, um computador e internet.  

Além disso, se você escolher oferecer um curso pago, dá para fazer as cobranças de maneira totalmente online também.  

Aqui explicamos um pouco sobre como receber pagamentos pela internet. 

É fácil de gravar 

Para fazer um webinar não é preciso ter uma produção hollywoodiana. 

Você é totalmente independente e pode gravar a hora que quiser. 

Do local que você quiser.  

Além disso, as plataformas costumam ser muito completas.  

E não exigem nenhum conhecimento de edição ou filmagem. 

Basta disposição e um bom conteúdo. 

Tem baixo custo 

Os cursos online, no geral, têm um alto custo de produção.  

Isso porque envolvem uma equipe de funcionários e  gastos com espaço e compra de equipamentos. 

No entanto, no webinar, o custo (se houver) costuma ser apenas a assinatura da plataforma. 

Não é preciso gastar com câmeras profissionais. 

Contratar funcionários. 

E nem alugar um espaço. 

Quando você iria imaginar que poderia dar aulas online com um custo tão baixo? 

E o melhor: podendo cobrar quanto quiser. 

Essa é uma realidade.  

Basta dar os primeiros passos. 

O que é preciso para fazer um bom webinar? 

Aulas são aulas, não importa o nome que tenham. 

Por isso, para fazer um bom webinar, é preciso saber ensinar.  

E eu selecionei 3 pontos principais para uma boa aula: 

#1 Boa comunicação 

Você deve se lembrar dos melhores professores que teve na Faculdade de Direito. 

Provavelmente, eles tinham excelente didática.  

Há professores que têm uma didática tão boa que se tornam inesquecíveis.  

Para ter uma boa didática e ensinar bem, é fundamental ter uma boa comunicação.  

Ao ensinar temas jurídicos, as maiores dificuldades dos profissionais são a clareza e a estruturação do raciocínio. 

Ainda mais quando se ensina um tema jurídico para pessoas que não são do Direito, o que pode ser o seu caso.  

A utilização de palavras do mundo jurídico e de linguagem rebuscada costuma ser uma péssima prática ao dar aulas. 

Quanto mais simples e cotidiana for a comunicação, melhor será a aula. 

Eu sei que isso pode ser um desafio. 

Mas enfrentá-lo ajudará você a ser um melhor professor e um melhor advogado. 

A minha dica é que você se comunique nas aulas como se estivesse falando com um amigo. 

Isso não quer dizer que você deve ser totalmente informal.  

Apenas que você precisa usar uma linguagem simples. E falar a língua de quem está te assistindo. 

Assim, você gerará empatia e acabará com o rigor desnecessário em um webinar.  

#2 Bom conteúdo 

Profissional aprendendo em um webinar jurídico

O conteúdo é a alma de um bom webinar. 

Com um conteúdo de qualidade, você terá 2 vantagens: 

A primeira é que conseguirá atrair um público maior.  

A segunda é que você conseguirá oferecer um webinar enriquecedor. 

Com isso, é provável que você forme uma audiência para próximas aulas ou cursos.  

Para ter um conteúdo jurídico de qualidade, você precisa pensar em quem quer atrair e no que pode oferecer.  

Por exemplo, se você é um expert em Direito de Franquias e deseja atrair empreendedores, deve preparar um conteúdo que seja realmente útil para eles.  

Não adianta querer montar aulas que tratem apenas de conceitos complexos de Direito Empresarial.  

O contrário aconteceria se você estivesse oferecendo aulas online sobre Direito de Franquias para outros advogados.  

Nesse caso, você deveria preparar um conteúdo rico em conceitos e informações jurídicas sobre o assunto.  

O que importa é adequar o conteúdo ao público e torná-lo o mais útil possível. 

Esse é o melhor caminho para que o seu webinar jurídico se torne uma referência no mercado.  

#3 Boa apresentação  

Você não precisa ter equipamentos cinematográficos para gravar um webinar.  

No entanto, você deve ter uma qualidade mínima na produção.  

Pense só: à primeira vista, você daria valor a uma aula online ou live com péssima qualidade de imagem e som? 

É bem provável que não.  

(Mesmo que o conteúdo seja bom). 

Ter uma boa apresentação pode ajudar muito no crescimento da sua audiência.   

É óbvio que você não precisa investir rios de dinheiro em uma produção de última geração. 

Um smartphone de boa qualidade ou um computador mediano já ajudam bastante nisso. 

A maioria das plataformas é online e você não precisará baixar nada.  

Além disso, uma outra necessidade para uma boa apresentação é possuir uma internet de qualidade. 

Imagine se você estiver oferecendo um curso e a sua internet cair ou ficar travando o tempo todo.  

(Aliás, esse é um dos maiores problemas dos webinars.) 

Certamente, a confiança do público no seu material ficará abalada.  

E isso é tudo que você NÃO precisa.

Melhores plataformas para fazer webinar jurídico

Webinar jurídico

Eu já contei os 3 principais pontos para que você faça um webinar de qualidade para o público.  

Porém, de nada adianta segui-los se não utilizar uma plataforma de qualidade para fazer o seu webinar.  

Eu vou ajudar você.  

Contarei um pouquinho sobre as 5 melhores plataformas de webinar que eu conheço. 

Live do Instagram 

O Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas para webinar. 

Ele possui uma boa desenvoltura técnica, com poucos delays, e avisa os seguidores quando uma live é iniciada.  

Uma grande dificuldade ao fazer lives no Instagram é a limitação de recursos.  

Por exemplo, não é possível compartilhar tela. 

Além disso, é difícil de acompanhar as mensagens enviadas pelo público durante a live. 

Outro problema é que, por ser uma mídia social, as pessoas que estão assistindo tendem a ficar menos tempo vendo o conteúdo.  

Live do Youtube 

O Youtube é a plataforma de videos mais famosa do mundo e também serve para fazer webinar. 

Ele é mais prático que o Instagram, com mais recursos acessíveis (por exemplo, o chat).  

Além disso, no Youtube, as pessoas tendem a ficar mais tempo focadas no vídeo em si, já que há menos distrações que no Instagram.  

No entanto, apesar de notificar o público pelo próprio aplicativo, necessita de uma gestão de inscritos manual para que haja uma boa comunicação.  

Além disso, assim como o Instagram, é muito limitado, dependendo da utilização de outras ferramentas, como para o compartilhamento de telas, por exemplo. 

Zoom  

O Zoom é uma ferramenta de comunicação virtual.  

Ele não é 100% focado em webinar, mas é possível utilizá-lo para isso. 

Sua maior funcionalidade é a possibilidade de integração fácil com as outras plataformas, como Facebook, Instagram e Youtube.  

Assim, o webinar pode estar em diversos locais diferentes ao mesmo tempo. 

O seu custo não é tão atrativo.  

Para ter o plano de ligação e o plano de webinar, é preciso desembolsar mais de 100 dólares por mês. 

Outro problema do Zoom é que, para utilizá-lo, é preciso baixar a ferramenta no PC ou no aparelho móvel. 

Streamyard 

Streamyard é outra boa ferramenta para webinar.  

Ele permite integração com as principais redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram). 

O seu único problema é que, apesar de ser uma plataforma muito boa, não faz a gestão completa de webinar. 

Isso porque ela não permite fazer a gestão e o controle de inscritos, o que pode dificultar a vida de quem administra o webinar. 

Demio 

Exemplo da tela de transmissão do Demio

O Demio é a minha plataforma de webinar favorita. 

Ele faz a gestão completa de um webinar: realiza a gestão e o controle de escritos, permite o envio de notificações, permite a adição de botões e tem um chat de boa qualidade. 

Além disso, ele não possui delay e tem uma excelente experiência de uso. 

Não exige a criação de contas e é 100% online, permitindo o acesso a partir do link da sala.  

Ele não possui um plano gratuito e seu plano mais barato é de 34 dólares por mês. 

Tem interesse em fazer webinar? A hora é agora 

Plataforma educacional

Eu arrisco dizer que o webinar será a forma de educação mais utilizada no futuro. 

Isso porque escolas, universidades e diversos meios de educação têm seguido o caminho da internet. 

Logo, mais cedo ou mais tarde, os advogados terão que se acostumar com essa realidade.

Para ter sucesso em um Webinar, é preciso treino e muita prática. 

Não ache que seu primeiro vídeo será um webinar perfeito. 

Isso é algo que leva tempo. 

No entanto, começando a fazer webinar, você se colocará passos à frente dos outros advogados (que ainda nem começaram).

Quanto mais você se esforçar para melhorar a experiência de uso, melhor será a visão do público em relação aos seus webinars.

Não perca tempo.

Aproveite esse momento para conhecer mais sobre as plataformas e aprender a gravar bem.

Você pode aumentar os seus rendimentos e começar a se tornar uma referência na advocacia.

Preparado?!

Entre no nosso grupo de Telegram e receba conteúdos exclusivos para o sucesso na advocacia

Os melhores conteúdos
de Marketing Jurídico
direto no seu e-mail!

Tudo certo! Seu e-mail está inscrito para receber nossos melhores conteúdos :)

Ops! Algum erro aconteceu. Tente novamente mais tarde.

Vade Marketing will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.